Trabalhos Científicos

Congresso Setorial do CBC - Setor IV - Cirurgia de Urgência e Trauma
Normas Temas Livres Orais, E-Pôsters e Vídeos Livres

Normas Temas Livres Orais, E-Pôsters e Vídeos Livres

Prazo – O sistema para envio dos temas livres para o Congresso Setorial do CBC – Setor IV – Cirurgia de Urgência e Trauma estará disponível no site https://congressocbcsetor4.com.br/ até o dia 15/09/2022.

Submissão – Para submeter o tema livre não é necessário realizar a inscrição no Congresso. Caso o tema livre seja aprovado, o apresentador do trabalho deverá obrigatoriamente estar inscrito no congresso.

O envio dos temas livres deverá ser realizado única e exclusivamente através do sistema disponível na aba “temas livres” do site https://congressocbcsetor4.com.br/.

Ao cadastrar o tema livre, o autor deverá assinar a forma de apresentação pretendida:

– TEMA LIVRE ORAL
– VÍDEO LIVRE
– E-PÔSTER NÃO RELATO DE CASO
– E-PÔSTER RELATO DE CASO (Relatos de caso só serão aceitos como E-Pôster)

A Comissão Científica definirá a forma de apresentação dos trabalhos aprovados, e o autor principal será notificado a tempo de preparar a apresentação no formato definido.

Cada tema livre deverá obrigatoriamente enquadrar-se em uma das categorias selecionadas no formulário eletrônico:
– Choque
– Fígado e vias biliares/Urgências hepatobiliares
– Situações especiais
– Tragédias abdominais
– Tratamento conservador
– Trauma torácico
– Traumas complexos
– Traumas de transição
– Urgências em coloproctologia
– Urgências oncológicas
– Urgências Pancreáticas

• Instituição: Inscrever até 03 instituições participantes do trabalho.
• Autores: O número máximo de autores permitido será de até 8 (oito) por tema livre.
• Apresentador: Inserir o nome de quem apresentará o trabalho durante o Congresso, que obrigatoriamente deverá ser um dos 8 autores do trabalho. Cada autor poderá apresentar somente 06 temas livres no Congresso.

Favor analisar atentamente as informações, títulos e nomes de autores e coautores do tema livre antes do envio. Não será possível a modificação posterior, e esses dados serão utilizados para a emissão do certificado.

O programa de submissão dos trabalhos fará a contagem automática dos caracteres do resumo.

Gráficos e figuras não serão aceitos no resumo.

TEMA LIVRE ORAL E E-PÔSTER NÃO RELATO DE CASO

  • Idioma: Português
  • Resumo: 3000 caracteres, com espaços (sem incluir o título, autores e instituição), estruturado com:
    • Objetivo: informar o objetivo da pesquisa, ressaltando a sua motivação;
    • Método: descrever sucintamente o material avaliado e o método empregado em sua avaliação;
    • Resultados: descrever os achados relevantes com dados estatísticos e com a respectiva significância;
    • Conclusões: ressaltar as principais conclusões do estudo.

E-PÔSTER

  • Idioma: Português
    Relatos de caso apenas serão aceitos no formato de Pôster, devendo ser estruturados da seguinte forma:
    • Resumo: 3000 caracteres (sem incluir o título, autores e instituição); Introdução: Informar a motivação para o relato do caso e as bases da patologia apresentada;
    • Relato do caso: descrever o caso numa sequência lógica de eventos diagnósticos e terapêuticos;
    • Discussão: informar a importância do caso descrito comparando seus achados com dados da literatura médica atual;
    • Referências bibliográficas: até cinco.
  • Os trabalhos na forma de pôster que não abordarem relatos de casos, deverão obedecer a estrutura do tema livre oral (objetivos, métodos, resultados e conclusões).

VÍDEOS LIVRES

  • Idioma: Português
  • Resumo: obrigatório com até 3000 caracteres, com espaços (sem incluir o título, autores e instituição), contendo Introdução, Descrição do Vídeo e Discussão.
  • Orientações gerais para vídeos:
    • O título do Resumo deve ser idêntico ao título do arquivo do vídeo
    • Os vídeos deverão ter duração máxima de 7 (sete) minutos
      Formato aceito: MP4
    • Só será aceito o envio do vídeo online pelo sistema, juntamente com o resumo, através do link no Youtube.
    • Os vídeos aprovados serão automaticamente enviados para a rede de audiovisual do congresso, sem possibilidade de edição ou correção.
    • Os filmes que não respeitarem as regras acima serão automaticamente desclassificados.
    • O vídeo deverá ser anexado / enviado para o YOUTUBE e, após este envio, copiar (CTRL+C) o link do campo “Incorporar” e colar (CTRL+V) no campo disponível em sua área restrita.
    • O vídeo deverá conter apenas as informações do caso, não serão permitidas informações que identifiquem os pacientes, médicos ou quaisquer informações que possam identificar o local dos vídeos ou os pacientes.

INSTRUÇÕES PARA INSERIR VÍDEO NO YOUTUBE

Passo 1: Acesse o site www.youtube.com
Passo 2: Crie uma conta. Se você já tiver uma, siga para o próximo passo.
Passo 3: Faça login na sua conta.
Passo 4: Clique no ícone da câmera “Criar” no topo da página à direita. Ele fica perto da barra de busca. Em seguida clique em [Enviar vídeos].
Passo 5: Selecione o arquivo de vídeo ao clicar em [SELECIONAR ARQUIVOS].
Passo 6: Selecione o arquivo de vídeo e clique em abrir.
Passo 7: Insira os detalhes solicitados nas etapas [Detalhes] e [Visibilidade]. A informação necessária para envio inclui o título do vídeo e a descrição do vídeo.
Passo 8: No campo [Visibilidade] escolha as suas Configurações de Privacidade. Selecione a opção de “não listados” (Vídeos não listados não aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, mas podem ser vistos por aqueles que têm o link. Portanto não divulgue o link a qualquer pessoa).
Passo 9: Clique no botão Salvar. Todas as informações que você inseriu serão salvas quando o seu vídeo terminar de carregar. Quando a barra preencher totalmente, você terá terminado de enviar o seu vídeo para o YouTube.
Passo 10: Copie o Link do vídeo e cole no respectivo campo do formulário eletrônico do envio de trabalhos no site do evento.

ATENÇÃO:
A equipe do Congresso não fará quaisquer edições ou alterações na redação dos trabalhos, nos vídeos enviados e nos nomes dos autores ou coautores.
Ao submeter o trabalho ou vídeo para seleção, os autores autorizam o CBC, a Comissão Organizadora do Congresso Setorial do CBC – Setor IV – Cirurgia de Urgência e Trauma e todos os apoiadores do evento, a publicar ou divulgar o trabalho em âmbito nacional e internacional em todos os meios de comunicação, inclusive na biblioteca virtual do CBC e seus Capítulos, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
A Comissão Organizadora reserva-se ao direito de excluir os trabalhos que não seguirem as normas estipuladas para o congresso.
Após o término do período de avaliação, os resumos dos trabalhos aceitos estarão disponíveis no site.

1ª ETAPA – Preparo das informações e cadastro do trabalho

Prepare seu resumo com 3000 caracteres.

Acesso o formulário de resumo: é necessário efetuar o cadastro de sua inscrição e criar o login (e-mail) para iniciar o processo. Preencha com um endereço de e-mail válido, pois este será o canal de comunicação com o congresso.

Dados do Autor: informações completas do autor responsável pela correspondência são necessárias (CPF, endereço, departamento, instituição, e-mail). Toda a comunicação será feita com o e-mail informado pelo autor correspondente.

Nomes dos autores: Você precisará dos nomes completos, pois preencherá os campos relativos à autoria e índice remissivo. Estas informações serão utilizadas para publicações e certificados, sem possibilidade de correção, inserção ou retirada de autores após o envio. Confira atentamente antes de enviar.

Importante: Campos de preenchimento obrigatório ficam sinalizados em vermelho no formulário eletrônico. Figuras ou gráficos não poderão ser adicionados ao texto do resumo.

Escolha a forma de apresentação preferencial e preencha o formulário eletrônico de acordo com as Normas Gerais:

TEMA LIVRE ORAL
VÍDEO LIVRE
E-PÔSTER NÃO RELATO DE CASO
E-PÔSTER RELATO DE CASO (Relatos de caso só serão aceitos como Pôster)

2ª ETAPA – Envio dos trabalhos

Ao finalizar o preenchimento, verifique se todos os dados estão corretos uma vez que, depois de enviado o trabalho, o sistema não permite correções. A secretaria do Congresso Setorial do CBC – Setor IV – Cirurgia de Urgência e Trauma está à disposição para esclarecimento de dúvidas ou dificuldades no preenchimento dos trabalhos, de 2ª. a 6ª. feira, das 09h00 às 18h00 no telefone (21) 2138-0673 ou ensino@cbc.org.br

IMPORTANTE: DATA LIMITE 15/09/2022

3ª ETAPA – Da submissão de trabalhos, avaliação e aceite dos trabalhos

Os trabalhos serão avaliados e selecionados pela Comissão de Trabalhos Científicos do Congresso, que poderá alterar a forma de apresentação inicialmente escolhida pelo autor se assim julgar conveniente.

A notificação de aceitação ou não de trabalho, bem como instruções de apresentação serão enviadas aos autores por e-mail.

Premiação
Serão conferidos prêmios de melhor trabalho para as seguintes modalidades:

Melhor Tema Livre Oral
Melhor Vídeos Livres
Melhor Tema Livre Pôster Eletrônico

Os vencedores serão informados na cerimônia de encerramento do Congresso Setorial do CBC – Setor IV – Cirurgia de Urgência e Trauma.